Como cuidamos das nossas famílias
O Instituto Azuro Saúde nasceu com o propósito de cuidar não apenas do desenvolvimento infantil, mas também das famílias de pacientes com TEA, doenças raras e outras neurodivergentes.
Firmes nesse propósito, buscamos promover para as famílias tanto a informação adequada para cuidar das suas crianças – o que é fundamental para o desenvolvimento infantil – quando estimular e proporcionar meios para que as mães e cuidadores primários possam se inserir ou ser inseridos no mercado de trabalho.
Assim, buscamos, de modo próprio e por meio de parceiros, realizar campanhas e oferecer cursos profissionalizantes.
E não para por aí: buscamos constantemente empresas dispostas a garantir às mães atípicas trabalhos e empregos compatíveis com as necessidades de suas famílias.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
E se você quer ser nosso parceiro nessa viagem de inclusão, fale com a gente.
Desenvolvimento motor e cognitivo
O desenvolvimento motor e cognitivo é estimulado por meio de atividades que integram movimento, percepção e raciocínio. Criamos estratégias para aprimorar habilidades motoras finas e grossas, além de fortalecer funções cognitivas como atenção, memória e resolução de problemas, promovendo um desenvolvimento global e equilibrado.
Atendimento para crianças e adolescentes neurodivergentes
Nosso atendimento é personalizado e humanizado, respeitando as particularidades de cada criança e adolescente neurodivergente. Nossa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer suporte integral, promovendo o bem-estar, o aprendizado e a inclusão social. Acreditamos no potencial único de cada indivíduo e buscamos proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para seu crescimento e desenvolvimento.
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
ABA – Análise do Comportamento Aplicada
Através de estratégias baseadas em reforço positivo e análise funcional, promovemos o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e de vida diária. A intervenção é planejada de forma ética, respeitosa e personalizada.
Utilizamos diferentes recursos da CAA para promover a comunicação funcional de crianças que têm dificuldades na fala. Trabalhamos com os principais métodos da área, como: PECS (Picture Exchange Communication System), CORE POWER, PODD (Pranchas de Organização do Discurso Dinâmico).
Nossa equipe é especializada na identificação precoce e intervenção em casos de apraxia, um transtorno motor da fala que interfere na produção precisa dos sons, mesmo com compreensão preservada. Para a intervenção, utilizamos o PROMPT: Técnica que utiliza pistas táteis para ajudar na produção da fala, promovendo a coordenação dos movimentos orais e facilitando a comunicação verbal, Multigestos Método brasileiro que utiliza gestos estruturados como suporte visual para a fala, ampliando o vocabulário e favorecendo a linguagem expressiva e DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing): abordagem intensiva e dinâmica, com pistas visuais, auditivas e táteis, ajustadas ao desempenho da criança para promover a produção precisa da fala.
Apraxia de Fala na Infância
Integração Sensorial de Ayres
Abordagem terapêutica que organiza as respostas do sistema nervoso aos estímulos sensoriais (como sons, texturas, movimentos e luzes), favorecendo o aprendizado, a autorregulação e a participação nas atividades do dia a dia.
Conceito Neuroevolutivo Bobath
Voltado para crianças com disfunções neurológicas, o Bobath promove o desenvolvimento motor, o controle postural e a funcionalidade, respeitando os marcos do desenvolvimento e a individualidade da criança.
Seletividade Alimentar
Disfagia Pediátrica
Intervenções personalizadas que consideram fatores sensoriais, comportamentais e emocionais, promovendo uma relação mais positiva e segura com a alimentação.
Avaliação e tratamento das dificuldades de mastigação e deglutição, com foco na segurança alimentar, prazer ao comer e promoção da funcionalidade oral.

















